JESUS RISCOU NOSSA CÉDULA DE DÍVIDA

A CÉDULA QUE ERA CONTRA NÓS!
"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo". - Colossenses 2.14-17
Amados e queridos irmãos, vamos analisar à luz da Palavra de Deus o texto acima citado, o qual é maravilhoso e digno de uma detalhada apreciação.
Poderemos começar, com a seguinte pergunta: Porque Jesus Cristo morreu na cruz do Calvário? Porque a cruz? Porque tinha que ser assim? O que a crucificação de Jesus, proporcionou para a vida do ser humano?
O texto em analise começa nos dizendo que Jesus Cristo riscou a cédula de dívida que era contra nós.
Que dívida era essa que havia contra nós?
A dívida era o nosso pecado, e jamais poderíamos pagá-la.
A expressão riscar, no original grego é o mesmo que apagar, limpar (expressões semelhantes às utilizadas nos seguintes textos Apocalipse 7.17; 21.4).
O autor da epistola aos colossenses, faz aqui uma referencia ao ato de apagar a tinta de um pergaminho por meio de um líquido como, por exemplo, o Acido Muriático, usando uma esponja umedecida. Após esse processo, nenhum resquício da tinta podia ser visto. Tudo era apagado. Aleluia!
Então, foi exatamente isso que Jesus fez, apagou, limpou, riscou a nossa cédula de dívida. Passou uma esponja e não deixou mais nenhum resquício.
Prosseguindo nossa analise, observamos que a “cédula era contra nós”, ou “contraria a nós”, ou ainda “desfavorável a nós”.
Esta cédula era a Lei.
Toda a Lei de Moisés era contra nós e contraria a nós.
A Lei não previa redenção – Só condenação.
O texto sagrado nos fala de “ordenanças”, que no original grego é o mesmo que “dogmas”.
Os escribas, ou seja, os copiadores e interpretes da Lei dividiram-na em 248 afirmativas, correspondendo cada uma com um membro do corpo e 365 negativas, que correspondiam a cada dia do ano, totalizando 613 ordenanças e mandamentos.
Como a Lei de alguma maneira era contraria a nós, pois por ela jamais alcançaríamos a salvação, o Senhor Jesus a “tirou do meio de nós”. Aleluia! Para que não permanecêssemos debaixo de sua maldição.
E cravou-a na cruz. Aleluia!
Isto mesmo.
Jesus Cristo cravou a nossa cédula de divida que era a Lei na cruz do Calvário.
Afirma-se que leis antigas eram revogadas quando eram pregadas em um poste.
Foi num madeiro infamante que nosso amado Senhor, cravou a nossa cédula de dívida e “tirou-a do meio de nós”. Aleluia.
O Senhor Jesus Cristo crucificou aquilo que nos trazia culpa, condenação e morte. (Romanos 3.19,20; 6.23; 8.2,3; 2 Coríntios 3.4-11; Efésios 2.14-16).
Maravilhoso, não é verdade?
Mas o texto sagrado nos diz ainda que o Senhor “despojou principados e potestades”. Aleluia!
Despojar é o mesmo que privar da posse, tirar à força.
Quando uma nação vencia uma guerra, seus soldados traziam os despojos da nação que fora vencida.
Jesus venceu uma grande batalha, travada na cruz do Calvário, e, então, Ele tendo sido vencedor, despojou o Diabo com todas as suas potestades, tirando-nos a força das suas garras malignas. Dessa forma o Diabo foi despojado do poder que tinha que pela transgressão da Lei, condenar e matar o homem por meio do pecado. Aleluia!
Já estamos terminando, mas há algo ainda que precisamos saber, e isto é de suma importância para nossa vida cristã.
Paulo, o autor da epistola aos Colossenses, evidentemente inspirado pelo Espírito Santo, após nos trazer esta grande revelação sobre a crucificação e a quitação do nosso débito, a cédula de dívida que era contra nós, mas, que foi cravada na cruz, agora, ele nos ensina o seguinte: “Ninguém vos julgue pelo comer, pelo beber, ou por causa de dias de festas, ou da lua nova ou dos sábados.”(1 Coríntios 10.31).
É algo tremendo, não é verdade?
Os judeus tinham que cumprir toda a Lei e um extenso calendário de festas, luas novas e sábados, que os mantinham ocupados, presos e escravizados durante o ano inteiro (qualquer semelhança é mera coincidência). O não cumprimento gerava culpa e condenação.
Amados, a Boa Nova é que na Nova Aliança, celebrada por Jesus na última ceia, quando tomando o cálice Ele disse: Este é o cálice da Nova Aliança, no meu sangue...Aleluia! Nós estamos livres da culpa, do jugo, do fardo pesado e enfadonho, das regras e ordenanças impostas por homens cruéis. (Romanos 14.5,6; Gálatas 4.9,10).
Na Nova Aliança, temos apenas duas ordenanças, a ceia e o batismo nas águas.

Aleluia!
Que o Senhor nos abençoe.
Pr. Carlos Santos

47 comentários:

  1. Maravilha! Somos livres graças ao sacrifício de Jesus no Calvário. Aleluia!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!

    Mensagem realmente maravilhosa. Somo salvos pela Graça de Deus e não pelas Leis, que serviu para nos conduzir a Cristo (Gal. 3:24). No entanto a Lei nos dá conhecimento do pecado (Romanos 3:20). Ou seja, somos salvos não por nosso mérito, mas pelo mérito de Cristo, mas isso não quer dizer que devemos viver uma vida de pecado e mesmo assim seremos salvos, devemos ter cuidado, pois se queremos ser salvos, devemos nos esforçar para fazer a vontade de Deus.

    A Lei, foi instituida por Deus, para seu povo, é o "espelho" (Tiago 1:22-25). Nela Deus expressa a forma que o seu povo deve agir.

    Veja. Não somos salvos pelas Leis, pois Cristo nos salva com seu perdão, mas se nãopraticamos a Lei de Deus, somos pessoas más, pois, não honrramos nossos pais e mães, matamos, roubamos, adoramos a ídolos, deixamos de dedicar um dia ao senhor por memorial da criação (Sábado - Ex.: 20-08) - (Motivo pela qual deve ser guardado Ex. 20:11). Será que fazendo essas coisas a graça de Deus irá nos salvar? Se fazemos essas coisas, fica claro que não queremos ser salvos, e por isso Deus não nos obrigará, a irmos ao céu.

    Que Deus o abençoe e que possamos entender que a Lei de Deus é perfeita justa e boa (Romanos 7:12). E se tropeçãmos a 1 ponto, tropeçamos em tudo (Tiago 2:10-11).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. David, em (Rom 7:12) Paulo fala que não foi possível cump´rir toda a lei e se cairmos em um só ponto, transgredimos toda a lei, por isso Jesus veio cumprir em nosso lugar, veja em (Rom 10:4) "o fim da lei é Cristo"...., em sua afirmação acima, Jesus morreu em vão

      Excluir
    2. David, em (Rom 7:12) Paulo fala que não foi possível cump´rir toda a lei e se cairmos em um só ponto, transgredimos toda a lei, por isso Jesus veio cumprir em nosso lugar, veja em (Rom 10:4) "o fim da lei é Cristo"...., em sua afirmação acima, Jesus morreu em vão

      Excluir
    3. NÃO AMIGO...A LEI DEVE SER APLICADA AOS CRIMINOSOS - #TRANSGRESSORES da LEI; PAULO diz que a LEI é SANTA justa e Espiritual, (Rom 7:12,14) , #PECADO é a TRANSGRESSÃO da LEI. (I João 3:4)

      SE VOCÊ está tendo problemas com a Lei de Deus, você não é santo.

      Excluir
    4. Somente cristo foi capaz de cumpri toda a lei, a questão não é a lei em si, a questão é , se é possível alguém cumpri, por isto ,cristo veio, cumpriu e aboliu , agora a graça veio se é que vc me entende.

      Excluir
    5. Na lei de Deus há três leis distintas lei civil lei cerimonial e lei moral. A lei moral perpétua até hoje na qual ela está resumida AMA TEU DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E A TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO.lei cerimonias eram o dízimo sacrifício de animais para remissão dos pecados ou seja eram aquelaa leis executadas dentro da renda da congregação pelos sacerdotes levitas e as leis civis e aquelas lei olho por olho dente por dente. Onde toda nação tem. Óbvio algumas nações são mais rigorosas e outras não . O que foi gravado na cruz foi a dívida o pecado e as ordenanças da lei e não a lei em si. A lei e boa e Santa mas as suas ordenanças eram pesadas de mais pra nós cunprir . Por issoquei nosso senhor Jesus riscou apagou as ordenanças das leis civis e cerimonias. A lei moral sempre foi eterna sempre existiu antes do Sinai por isso que Deus manda Moisés colocar aa tábuas da lei dentro da arca e as ordenanças escrita num livro é colocada do lado da arca . Hoje essa lei habita numa arca nan feita com madeira e nem ouro mas sim na tábua de carne do nosso coração essa é a verdadeira arca de Deus o coração do homem. As coisas passadas eram apenas sombras. Sempre existiu graça na lei como sempre existe lei na graça vou dar so um exemplo Davi matou e adulterou pela lei Dinha que ser apedrejado tinha que ser morto mas a misericórdia de Deus a graça de Deus o alcançou. Dentro da graça nós não podemos matar adulterar roubar cumprimos com a lei. Antes nos estavamos presos a estas ordenanças na graça fomos livres. quando transgredia as ordenanças da lei tinha que pagar com a própria vida . porque o salário do pecado é a morte. E agora com a vida debaixo da graça qundo pecamos porque no nosso corpo de carne habita a lei do pecado porque o que foi regenerado foi nosso espírito e não a carne. Quando o cristão por fraqueza comete algum pecado o diabo e nem as ordenanças da lei o pode mais condenar o cristão porque Jesus Cristo já pagou essa dívida com seu próprio sangue. E aí que entra a graça. É ai que o poder se aperfeiçoa na fraqueza é ai que Paulo diz quando estou fraco então sou forte. O CRENTE PODE CAIR EM PECADO ? SIM! MAS PODE VIVER NO PECADO? NÃO! porque fomos chamados para santificação . Sede santos porque eu sou santo.

      Excluir
    6. Belo cometário meu irmão Parabéns, não foi carne e nem sangue que revelou, mais o espírito santo de Deus!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Unknown a divida Foi paga para Deus. "Porque se nós,quando éramos inimigo,fomos reconciliados com Deus pela morte de seu filho, muito mais, estamos já reconciliados, seremos salvos pela sua vida." Romanos 5.10

      Excluir
    2. Para satanás não nos acusar.... Cristo pagou... comprou com seu sangue carmesim

      Excluir
    3. Para satanás não nos acusar.... Cristo pagou... comprou com seu sangue carmesim

      Excluir
  4. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Amado, o homem nasce após o pecado de Gênesis 3, condenado à perdição, nasce nas mãos de Satanás.

      Para expiar (cobrir) o pecado no Antigo Testamento, era preciso matar um cordeiro perfeito, já no Novo Testamento, ou Aliança, Jesus aboliu esta necessidade, comprando nossa liberdade do pecado das mãos do Inimigo, é como se fôssemos escravizados por Satanás através do pecado e Jesus nos comprasse de suas mãos (justificação) e permitisse escolhermos qual caminho a seguir

      Excluir
    3. Foi uma "fiança" a Deus, estávamos condenados a morte eterna.
      "Fiança a valor de sangue de justo.

      Excluir
    4. Jesus não pagou nada e sim riscou,apagou o era contra nós. (0 pecado é que nos mantinha afastados de Deus).Até porquê satanas não tem nada.

      Excluir
  5. O Escrito de dívida é a morte, na transgressão de Adão, como a morte não pode detê-lo no túmulo, ele triunfou, nos também triunfaremos com ele, se realmente fomos sepultados com ele no batismo no DIA de Cristo o nosso corpo mortal se revestirá de imortalidade.

    ResponderExcluir
  6. O escrito de dívida que era contra nós era a morte. A dívida que a transgressão da Lei Moral de Deus exigia.
    Na cruz, Cristo PAGOU o escrito de dívida, a dívida do pecado.

    O texto é claro em dizer que o escrito de dívida contra nós constava de ordenanças.
    "Ordenança" são prescrições litúrgicas, e isto não se aplica Lei Moral.
    Leia Hebreus 9: do verso 1 ao 10.

    Paulo está falando dos simbolismos do santuário., Não da lei Moral.

    Nos versos 16 Paulo cita, bebidas, comidas, dias de festas, ou Lua Nova ou sábados (festas) e condena os judeus por julgarem aqueles que não praticavam as mesmas coisas que eles.

    Os judeus que aceitavam o evangelho, ingressavam na igreja, mas insistiam em conservar as práticas do judaísmo e pretendiam impô-las aos cristãos vindos do gentilismo.

    Paulo quis dizer aos cristãos de Colossos que estas ordenanças e festividades cessaram na cruz. Vindo Cristo, a Realidade, automaticamente cessaram os tipos e "sombras" que para Ele apontavam.

    Na Lei Moral só há preceitos morais e éticos. Nenhuma "ordenança".

    Então devemos ter cuidado ao dizer que Cristo cravou na cruz a Lei Moral, porque mesmo depois da morte de Cristo todos os apóstolos e seguidores de Cristo guardavam e ensinavam a vigência da Lei de Deus.

    Precisam interpretar um verso através do seu contexto e saber distinguir que lei está sendo falada.

    Jesus guardou e exaltou a Lei de Deus e nunca disse que foi abolida. (Mateus 5:17 ao 19) (Mateus 5: 21 e 22).

    Paulo diz que a Lei de Deus é santa, justa, boa, espiritual e que tem prazer em guarda-la (Romanos 7:12, 14 e 22)

    Paulo também confirma a Lei (Romanos 3:31).

    Mateus 5: 18 diz que enquanto a abóbada celeste cobrir nossa cabeça, e nossos pés pisarem o solo terrestre, é um sinal patente de que a Lei de Deus permanece, sempre e eternamente.

    É FATO que o papel da lei NUNCA foi o de salvar, mas de NOS CONDUZIR A CRISTO.

    Tiago diz que não devemos ser apenas ouvintes, mas praticantes da lei (Tiago 2:12) e João diz... "aquele que diz que conhece a Cristo e não guarda a lei, é mentiroso e nele não está a verdade". (I João 2:4)

    NUNCA NINGUÉM foi salvo por praticar a lei, nem no antigo testamento. Tanto a lei cerimonial quanto a Lei Moral tem o propósito de nos conduz à Cristo.

    As pessoas não eram salvas por obras da lei, nem pelas práticas que a lei exigia, mas eram salvas pelo FÉ no Salvador que viria.
    (Romanos 4: 3,9,13) (Ler Hebreus 11 todo)

    Hoje, somos salvos pelo Salvador que já veio.

    Buscar justificação guardando a lei é agir como os fariseus e era contra isso que Paulo lutava e não contra a Lei.

    Condenava os judeus por buscarem justificação na lei, e não em Cristo.

    Guardamos a lei moral de Deus porque FOMOS salvos.

    A mesma graça que nos salva é a mesma graça que nos transforma.

    Cristo morreu na cruz para nos livrar do pecado e não para que continuássemos nele. Dizer que Cristo aboliu a lei é dizer que não existe mais pecado neste mundo. Se o pecado ainda existe, então existe a lei porque pecado é transgressão da lei de Deus.

    Romanos 6: 22 e 23 - Como pecadores merecemos a morte, mas Cristo Jesus nosso Senhor, nos salvou da morte. Por Sua graça e sacrifício podemos ter vida eterna. Os verdadeiros servos de Deus se libertam do pecado, e por amor, gratidão, reconhecimento, respeito, guardam a Lei de Deus e os frutos que passarão a dar são frutos para a santificação para herdarem a vida eterna.
    (Efésios 2:10)

    QUEM ACEITA VERDADEIRAMENTE A CRISTO GUARDA SUA LEI.

    ResponderExcluir
  7. Colossenses 2: 16 e 17 - “Sombras das coisas que estavam por vir”

    Sabemos que Moisés escreveu um livro, cujo o conteúdo consistia de estatutos civis, preceitos higiênicos, ordenanças levíticas e regulamentos sobre festividades, Lua Nova, manjares, ofertas, sacrifícios, festas solenes judaicas etc. (Deuteronômio 31:24 e Êxodo 24:4 e 7).

    A parte propriamente cerimonial e festival estava em Êxodo 23:14 a 19; capítulos 29 e 30; Levítico capítulos 1 a 7, 21, 22, 23, etc. E todas estas coisas estavam no livro de Moisés, e não em tábuas do Decálogo, escritas pelo dedo de Deus. (Êxodo 31:18)

    Hebreus 9 fala muito bem dessas sombras.
    Ritos, ofertas, sacrifícios mosaicos que eram imperfeitos e ineficazes. Foram ordenanças necessárias antes da cruz. Ordenanças da lei mosaica que os judeus precisavam praticar para limpar seus pecados.

    Consistia em sacrifícios, ofertas pelo pecado, oblações, festas judaicas,..tudo sombra que apontavam para um substituto, ...Cristo, o verdadeiro símbolo de todas aquelas ordenanças da lei cerimonial.

    O ritualismo dessa lei teve o seu tempo determinado.

    Era uma lei transitória, temporária, até vir a realidade - o Messias prometido, o Cordeiro perfeito, derradeiro e eficaz.

    A partir da cruz, não haveria mais necessidade das ordenanças dessa lei, dos sacrifícios de animais, nem das festas judaicas que os judeus celebravam em dias determinados por Deus como podemos ver em Levítico 23.

    Esses dias festivais, eram chamados de “sábados”, “vossos sábados” e não tinham nada a ver com o quarto mandamento moral do decálogo, o sábado instituído na Criação, escritos pelo próprio Deus em tabuas de pedras.

    Leia Levítico 23 todo e veja as festas como eram chamadas – santas convocações, "vossos sábados".

    Levítico 23:2 – “Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As solenidades do Senhor, que convocareis, serão santas convocações; estas são as minhas solenidades.

    Esses dias de festas, eram dias de solenidades estipuladas pelo Senhor, a Páscoa, o dia do Pentecostes, Dia da Expiação, Festa dos Tabernáculos, Lua Nova e outras.

    Deus as chamava de “vossos sábados” porque, ao chegarem esses dias de santa convocação, imprimiam na mente dos israelitas a mesma santidade do Sábado semanal.

    Levítico 23: 26 ao 32 – “ Disse mais o SENHOR a Moisés: Mas, aos dez deste mês sétimo, será o Dia da Expiação; tereis santa convocação e afligireis a vossa alma; trareis oferta queimada ao SENHOR. Nesse mesmo dia, nenhuma obra fareis, porque é o Dia da Expiação, para fazer expiação por vós perante o SENHOR, vosso Deus. Porque toda alma que, nesse dia, se não afligir será eliminada do seu povo. Quem, nesse dia, fizer alguma obra, a esse eu destruirei do meio do seu povo. Nenhuma obra fareis; é estatuto perpétuo pelas vossas gerações, em todas as vossas moradas. Sábado de descanso solene vos será; então, afligireis a vossa alma; aos nove do mês, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.”

    O Senhor também os classifica de “os seus sábados” .

    Oséias 2:11 - “E farei cessar… as suas luas-novas, e os seus sábados.”
    (Levítico 16: 29-31),(Levítico 23:5-8), (Levítico 23:15,16),(Levítico 23: 24, 37, 39); (Levítico 26:34,35, 43); (Lamentações 2:6);(Isaías 1:13 e 14).

    ResponderExcluir
  8. Além dos sábados cerimoniais dos judeus, havia também o sábado do Senhor, a guarda do sétimo dia da semana.
    Deus os chama de “sábados do Senhor e Meus sábados”.

    Levítico 23: 37 e 38 – “São estas as festas fixas do SENHOR, que proclamareis para santas convocações, para oferecer ao SENHOR oferta queimada, holocausto e oferta de manjares, sacrifício e libações, cada qual em seu dia próprio, além dos sábados do SENHOR, e das vossas dádivas, e de todos os vossos votos, e de todas as vossas ofertas voluntárias que dareis ao SENHOR.”

    Meus sábados - (Levítico 19:30) ( Levítico 19:3), (Êxodo 31: 13);(Levítico 26:2); (Isaías. 56:4); (Ezequiel 20:12, 13, 16) ; (Ezequiel 20:21, 24) ; (Ezequiel 22:8,26) ; (Ezequiel 23:38) ; (Ezequiel 44:24).

    Sábado do Senhor - (Êxodo 16:23), (Êxodo 16:25); (Êxodo 20:10,11); (Êxodo 31:15); (Levítico 23:38); (Deuteronomio 5:14); (Neemias 9:14).

    O Sábado do homem estava sempre ligado com cerimônias, abluções, ofertas, manjares, e ordenanças, ao passo que o sábado de Deus está ligado com ações morais.

    Estes sábados cerimoniais estão incluídos entre instituições que eram, como colossenses 2:16 diz, “sombras das coisas futuras”, ou seja, prefigurações de FATOS QUE ESTAVAM PARA VIR.

    O sábado do decálogo é comemorativo DE UM FATO PASSADO: A CRIAÇÃO.

    ResponderExcluir
  9. O Sábado semanal foi instituído na criação, e nele Deus descansou. O Sábado cerimonial foi instituído no Sinai, e nele Deus não descansou.

    O Sábado do sétimo dia é guardado uma vez por semana; o cerimonial era guardado 7 vezes ao ano.

    O Sábado do sétimo dia foi criado antes da queda do homem; o sábado o cerimonial, após a entrada do pecado.

    O sábado do Senhor, é um princípio moral do Decálogo, e assim como os outros nove, ele é eterno, ele demanda o nosso compromisso com o nosso Criador.

    Comemora e relembra a criação: “Porque em seis dias fez o Senhor os céus, a Terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou” (Êxodo 20:11).
    Por isso só Deus, o Criador de todas as coisas é o único digno de toda a adoração.

    Já os sábados festivais foram instituídos no Sinai, após a entrega da Lei de Deus, o Decálogo.

    ResponderExcluir
  10. Colossenses, fácil de entender
    PARTE 1 DE 2
    “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados”. Colossenses 2:16.
    Interpretar o verso acima é simples e fácil, mas a maioria da uma boa “enrolada”, cada uma mais lamentável que a outra.
    Vamos, então, à principal colocação bíblica acima, altamente preferida pela extensa maioria ortodoxa, católica e evangélica para tentar anular os sábados santos e abençoados por Deus, mas eles todos não consideram a Verdade bíblica que revela, sem possibilidades de refutações. Onde Está Escrito que o principal apóstolo do Espírito Santo, Paulo, santificava os sábados e toda a sua Igreja Primitiva, preceitos abaixo colocados.

    Ora, não dizem os sábios que um exemplo vale mais que mil Palavras? O apóstolo Paulo, Jesus e toda a Igreja Primitiva nos deu exemplos santificando os sábados santos e benditos de Deus, assim como ele o nomeou. O sábado está repetido por 10 vezes no Evangelho, mais do que os outros nove mandamentos: Marcos 2:28; Lucas 4:16; Lucas 23:55; Atos 16:13; Atos 13:41; Atos 18:4; Atos 1:12; Atos 24:20; Hebreus 4:4; Mateus 5:17 e seguintes.
    Quem escreveu esse verso de Colossenses? Acaso não foi Paulo? Ora, então, como querem todos eles, ao tentar com essa colocação anular os santos sábados fazem do apóstolo Paulo, que falava e escrevia inspirado pelo Espírito Santo, um MERO CONTRADITÓRIO. Então, quem se atrever a julgar que em Colossenses 2:16 Paulo está anulando os santos sábados, está nomeando-o de confuso e contraditório, pois mesmo décadas após a Ressurreição de Jesus, ele levava toda a sua Igreja e quase toda a cidade a louvar aos sábados.. É possível?
    “No dia de sábado, saímos fora da porta, junto ao rio, onde julgávamos haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido”. Atos dos Apóstolos 16:13.
    Esse preceito revela, com toda clareza, um culto de louvor aos sábados pelos cristãos. As mulheres cristãs sempre trabalhavam, só não aos sábados. Então, segundo o preceito acima, estavam em dia de descanso, santificando os sábados assim como os homens!

    “No sábado seguinte, concorreu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus, mas os judeus, vendo aquela concorrência, encheram-se de inveja...”. Atos 13:41 - 44.
    Se os judeus encheram-se de inveja não se tratava de uma reunião judia aos sábados, pois aconteceu ao ar livre, junto a um rio, pois é evidente que, quase toda a cidade não caberia num salão ou num templo, então, está claro que essa reunião, para adoração, no santo dia do Senhor, foi realizada ao ar livre.
    Tratou-se de um culto cristão sem teto, nem paredes, que reuniu quase toda a cidade
    CONTINUE NA PARTE FINAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Engraçado que muitos defendem, a guada do sábado, mais Jesus,ressusçitou, no Domingo , então Jesus não deveria ressusçitar no sábado ao envés de domingo, alguém pode me ajudar ai muito obrigado quero entender esse mistério

      Excluir
  11. Jesus pagou nossa dívida para com Deus, O PAI. Mensagem tremenda, verdadeira, que todo pecador precisa ler e escutar e receber Jesus cristo, como seu Salvador e Senhor. Aleluia.

    ResponderExcluir
  12. Amém, Deus é maravilhoso. Que mensagem!!!

    ResponderExcluir
  13. Pr Carlos Santos, o senhor disse que a cedula de divida é o nosso pecado, pelo nosso pecado recebemos a condenação de morte, mas Deus nos amou e enviou seu filho para morrer em nosso lugar, uma morte vicaria, e quando eu creio e aceito que Ele morreu em meu lugar, eu sou livre da condenação, sou salvo do juizo, pois o juizo caiu sobre Jesus.
    mas, o pouco a frente o senhor disse que a cedula da divida era a lei e que Jesus morreu para tirar a lei, veja bem pastor, a lei de Deus é boa, santa e agradavel, sei que o senhor conhece o salmo 19, e o 119. Em apocalipse 12;17, vemos que o dragão persegue aleques que guardam a lei de Deus e que tem o testemunho de Jesus.em apocalipse 14;12 tambem fala da perseverança dos santos, ou seja os que tem o mandamento de Deus e o testemunho de Jesus. em Isaias esta escrito : Há a lei e o testemunho, se um falhar, não se pode ver a alva. o que acontece, o Judeu ortodoxo tem a lei mas não tem o testemunho, e o cristão tem o testemunho de Jesus, mas não tem a lei. ambos estão errados. A nova aliança é a lei escrita em nossos corações,para que a gente possa guardá-la e ser prospero em tudo, como Deus disse para Josue em josué 1:8. ademais, minguem gosta de terra sem lei, parece um inferno, sempre que se chega em algum lugar a gente quer conhecer qual a lei do lugar, o que posso fazer e o que não posso. o senhor estabelece sua lei em sua casa, na sua igreja, e as vezes, diz, comigo tem que ser assim, quer disser minha lei e essa. Eu só amo ao meu Deus, quando eu guardo a sua lei. foi isso que Jesus disse, quem tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama.

    ResponderExcluir
  14. AMADOS JAMAIS HAVERA PECADO SEM NÃO HOUVER "LEI".
    ANALISEM ROMANOS 7.
    JESUS NÃO VEIO NOS LIVRAR DA LEI, VEIO NOS LIVRAR DA LEI DO PECADO.
    O QUE É PECADO?
    TRANSGRESSAO DA LEI "I JOAO 3"
    SE NAO TEM LEI, NAO HÁ NADA O QUE TRANSGREDIR, ENTÃO NÃO HÁ CEDULA DE DIVIDA, ENTÃO NÃO HÁ MOTIVO PRA O SANGUE DE JESUS TER SIDO DERRAMADO, NÃO HÁ MOTIVO PARA O EVANGELHO.
    TODOS OS POVOS TENDEM A DESOBEDECER A LEI E SEGUIR TRADIÇOES FAZENDO DELA LEI.
    QUE FERRAMENTA É USADA PARA MOSTRAR QUE PECAMOS? PODEMOS CONTRARIAR JOÃO 3.
    "EU E O PAI SOMOS UM"
    O FATO DE CUMPRIR NÃO QUER DIZER REVOGAR E ELE MESMO DISSE QUE NÃO VEIO REVOGAR.
    AONDE ESTA ESCRITO O CONTRÁRIO SAIDO DA BOCA DE JESUS?
    "ENTÃO O PRESIDENTE DO NOSSO PAIS CORRUPTO CONSEGUE CUMPRIR TODA A LEI E ME ISENTA DE CUMPRI-LA?
    A ´CÉDULA FOI RASGADA DO PECADO QUE EXISTIA EM CADA UM DE NÓS, SE NÃO TEM MAIS LEI, NÃO PRECISAMOS MAIS PREGAR O EVANGELHO, HAJA VISTO QUE O QUE APONTA O PECADO É A LEI.
    PERDOEM-ME MAS ESTÁ HAVENDO CONTRADIÇOES E A BIBLIA NÃO SE CONTRADIZ.

    ResponderExcluir
  15. A LEI É CONTRÁRIA AO PECADO, A LEI CONDENA A PRATICA DO PECADO.

    ResponderExcluir
  16. A LEI É CONTRÁRIA AO PECADO, A LEI CONDENA A PRATICA DO PECADO.

    ResponderExcluir
  17. AS PESSOAS FALA UM MONTE DE MERCA AQUI E QUEREM SE ACHAR MAIS DO QUE A PALAVRA DEUS...ARREDA SATANÁS....

    ResponderExcluir
  18. ,MUITA GENTE VEM AQUI FALAR ASNEIRAS...É LEI MORAL, É LEI CERIMONIAL E O DIABO INVENTA UM MONTE PARA INVALIDAR A OBRA DE JESUS CRISTO....GENTE, A LEI FOI DADA SÓ PARA AS DOZE TRIBOS DE ISRAEL E NINGUÉM MAIS....EFÉSIOS 2. 11-15, SALMOS 147:19-20......O VELHO TESTAMENTO COM TODA A SUA LEI JUDAICA E DE MALDIÇÃO ACABOU E FOI ABOLIDA E FOI DESFEITA NA CRUZ...2ª CORINTIOS 314,,,EFÉSIOS 2. 14-15....GL 3;13, RM 7.6......E VIVER DEBAIXO DE LEI E NÃO CUMPRIR TUDO É MALDITO....E VCS QUE VIVEM DEBAIXO DA LEI E TROPEÇA EM UM SÓ TIL,,,VC ÉMALDITOOOOOOOOOOO TA ESCRITOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  19. A paz, so me permita tecer 2 comentarios:
    1- "das regras e ordenanças impostas por homens cruéis."
    -Quem instituiu a Lei, as ordenanças, os 10 mandamentos foi Deus no monte sinai, não homens crueis.

    2- "Na Nova Aliança, temos apenas duas ordenanças, a ceia e o batismo nas águas."

    E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
    Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
    E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
    Marcos 12:29-31
    Os dois mandamentos da nova aliança sao estes, e nao há outros.
    A paz.

    ResponderExcluir
  20. Perfeito! Isso mesmo! A Aliança em Horebe, no monte Sinai, exclusivamente com os filhos de Israel incluiu o decálogo(os dez mandamentos), mas os filhos de Israel romperam a Aliança além de zombarem de Deus fazendo para si imagens que o representassem o que Ele(Deus) abominava e abomina; Além do mais a Aliança anterior durou até João. A partir daí iniciou-se a NOVA E ETERNA ALIANÇA SELADA COM O SANGUE DE SEU MEDIADOR, JESUS CRISTO, NOSSO ETERNO E SUMO SACERDOTE. Da Lei mosaica(o decálogo ou 10 mandamentos) apenas a Lei do Amor foi ratificada ou instituida. Um novo mandamento vos dou, que vos ameis uns aos outros; O cumprimento da Lei é o AMOR. Na conversa com o MANCEBO DE QUALIDADE o pao rolou. Que devo fazer para herdar a vida eterna? Cumprime os mandamentos. Quais? Pratique efetivamente o amor e somente isto. Todos os salvos pela Graça têm prazer na Lei do Senhor, mas qual Lei: A Lei do amor que estava no ÉDEN e não a Lei do SINAI que foi prescrita exclusivamente para o povo de Israel que abandou a aliança e junto com ela a Lei do sinai mas Deus não cessou em sua misericórdia e graça e providenciou outra ALIANÇA SELADA COM O SANGUE DE SEU FILHO JESUS CRISTO. Gostei do seu rápido comentário.

    ResponderExcluir
  21. Pr a cédula neste contexto realmente é a lei de Moisés?
    Como o sr chegou a esta conclusão?
    É uma responsabilidade muito grande ensinar a palavra de Deus, são muitas pessoas que podem estar aprendendo errado o sr não acha?

    ResponderExcluir
  22. Valeu pastor,Deus seja louvado para sempre aleluia Jesus!!!

    ResponderExcluir
  23. Aleluia! Excelente texto, pastor! A salvação é somente pela graça!

    ResponderExcluir
  24. ontem tem na nova aliança a ordenança do batismo das águas? o batismo é em Cristo não em água. Jesus foi batizado em água para cumprir toda justiça mais o batismo que Cristo fala é o dele pq vc recebendo o filho automaticamente recebe o espirito e o Pai. nisso vc é batizado na Cruz pelo filho.

    ResponderExcluir
  25. A Paz,o primeiro comentário é certíssimo em sua dissertação,o que me deixa triste é um querendo ser melhor que outro em uma exegesi sem humildade..
    Pela fé a lei de Deus está honrada dentro de nós,e pela graça estamos salvos se andarmos como narra as escrituras,ou seja: com dignidade.

    ResponderExcluir
  26. faço analogia com as regras de trânsito. Se as leis de trânsito fossem abolidas é evidente que este viraria um caos onde seria impossível transitar. Porém quando não obedecemos as leis de trânsito, além de poder gerar mortes acabamos ficando endividado com as instituições de fiscalização, e se não pagarmos essa dívida não poderemos mais transitar em paz e se formos pego o veículo será apreendido. Mas quando pagamos a dívida ficamos livres para transitar em paz. Da mesma forma é as leis de conduta do antigo testamento, jamais podem ser abolidas do nosso coração. Portanto quando no livro de colossenses Paulo diz que Jesus cravou / riscou a cédula que nos era contra, era a dívida que tínhamos pelos nossos pecados e não as leis. Do mesmo modo, em relação a dívida de trânsito, o Senhor pagou na cruz a nossa divida por sermos transgressor da lei, para que agora possamos andar livremente e em paz, porém agora abecendo a Lei que não está mais em tábuas, e sim em nosso coração. As Leis não podem ser totalmente abolidas, pois se assim fosse, como disse no início em relação as leis de trânsito, ficaria impossível viver em paz na terra ou em qualquer outro lugar. Que Deus abençoe a todos.
    Pr Renato Freitas.

    ResponderExcluir
  27. Assim como no exemplo do transito, não valeria a pena pagar a divida para voltar a transitar sem leis pois só haveria destruição e mortes. Pr. Renato Freitas

    ResponderExcluir
  28. Porém a Lei agora deve está em nosso coração, pois somos constrangidos pelo amor de Deus, a saber, pelo sacrifício de seu filho Jesus. Pr. Renato Freitas

    ResponderExcluir
  29. Olá, o dízimo estava nesta cédula também?

    ResponderExcluir
  30. ¹⁵ Se me amais, guardai os meus mandamentos.

    João 14:15.
    A paz do Senhor Jesus amados. No meu pouco conhecimento, vejo que o que importa é nos enquadrarmos neste verso que o Senhor nos deixou, Ele disse que Ele é o único caminho que nos leva ao Pai(salvação), portanto o que temos mesmo que observar é se nos enquadramos neste verso. Amamos verdadeiramente a Jesus ao ponto de guardarmos os seus mandamentos, quais mandamentos, Jesus disse: ³⁰ Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
    ³¹ E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
    ³² E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
    ³³ E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.

    Marcos 12:30-33.
    Eu entendo na realidade que, "se estamos em Cristo verdadeiramente, estamos assim observando os seus mandamentos. Se amamos a Deus e ao nosso próximo como a nós mesmos, não tem como descumprirmos quaisquer outros mandamentos pois todos se convergem para estes dois. E na realidade a lei do pecado se aplica sim para quem ainda está nas práticas do pecado, sabendo cada um de nós o que fazemos que aos olhos de Deus é uma transgressão, pecado. Sendo assim, de nada vale tentarmos cada um de nós justificarmos as nossas transgressões usando versículos fora de contexto ou fazer uma mistureba gospel de lei, ordenanças etc... para encobrir o que em nós ainda não foi reparado, de que valerá? quando na verdade a Deus ninguém engana. A cédula que era contra nós(o valor, ou a dívida que era contra nós), Ele comprou a preço de sangue, do seu sangue. E seja quais forem os pecados que nos fossem cobrados pela dívida do nosso pecado de vida, esse preço que foi pago na cruz cobre todos os montantes pois não há nada neste mundo e no outro que tenha mais valor que o sangue de Jesus Cristo na cruz derramado por nós. Ele levou sobre si, resumindo aqui, todas as nossas dívidas e só tem que se preocupar com o tamanho e a origem da sua nota promissória, aquele que ainda a tem nas mãos do fornecedor(do pecado) e algoz, porque aquele que teve a sua nota paga por Cristo, aquele que foi limpo, lavado pelo sangue da aspersão e permanece na videira, este não tem com o que se preocupar a não ser, continuar firme na rocha e dando testemunho da obra que sobre si se operou. Deus abençoe cada vida e nos continue fortalecendo para que possamos permanecer até o fim. "Aquele que perseverar até o fim será salvo."
    Vejam o que o escriba diz a Jesus e que Jesus concorda como sendo uma boa palavra.

    ResponderExcluir