O SENHOR É O MEU PASTOR

“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilasRefrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias”. - Salmo 23

Dileto amigo, quem é o seu Pastor?
Quem tem guiado sua vida?
A quem você tem seguido?
Em quem você tem confiado o destino de sua vida?

É sobre estes questionamentos, que gostaria de compartilhar com você. 

Este salmo, fala de um lindo relacionamento, pois o seu autor, o rei Davi, estava declarando através destes versos, que tipo de relacionamento ele tinha com o Senhor. Aleluia!

Então o salmo 23, fala de relacionamento. O Senhor é o meu Pastor e eu sou sua ovelha. Entendeu? Era disso que Davi estava falando. Ele conhecia o oficio de pastor, pois era seu oficio desde pequeno. Ele cuidava das ovelhas de seu pai, Jessé o belemita.

Davi quanto pastor, desempenho um bom trabalho e isto podemos atestar no seu depoimento diante do rei Saul: "Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, Eu saía após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava".1 Samuel 17:34-35

Verificamos que Davi conhecia bem o oficio de pastor e todos os riscos inerentes a ele, pois sentiu na própria pele, quando vendo os predadores das ovelhas querendo arrebatá-las, arriscou a vida pelo rebanho.

Agora Davi, inverte as posições, ele deixa de ser pastor e passa a ser uma ovelha. Então ele, evidentemente inspirado pelo Santo Espírito de Deus, começa a redigir um dos mais lindos escritos sobre relacionamento. “O Senhor é o meu pastor” – Davi não tinha outro guia senão ao Senhor. Ninguém o conhecia tanto como o seu Pastor, por isso acha-se escrito sobre Davi: Achei a Davi, meu servo; com santo óleo o ungi”, - Salmo 89.20. Também sobre Davi, veja o que está escrito nas Escrituras Sagradas: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade”. - Atos dos Apóstolos 13:22.

Prezado amigo, Jesus Cristo é este pastor revelado por Davi no salmo 23. Jesus Cristo é o Bom Pastor! Aleluia!

Vejamos com atenção o que está escrito no Evangelho de João (10.1-16): “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor".

Veja que coisa mais linda, Jesus disse: Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Aleluia!

Mas o texto sagrado fala também de “Mercenário”. O que quer dizer isto?

Consultando o pai dos burros, ou seja, o Dicionário, verificamos os significados de Mercenário:

1) Soldado que trabalha em troca de soldos (pagamentos) sem ligações patrióticas, ideais ou fidelidade.
2) Diz se do profissional que trabalha visando o lucro, sem se importar com as regras, ética ou princípios impostos pela profissão que escolheu.

Ex.: Médica mercenária opera paciente sem necessidade.

Sinônimos: interesseiro, ambicioso, calculista, cigalheiro, egoísta, ganhoso, negocista, venal, corrutível, corruto, desonesto, matador de aluguel.
Relacionadas: exterminar, dizimar, dinheiro, matar.

Observe, enquanto o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas, e foi isto que nosso amado Salvador fez por nós, indo até ao Calvário em sacrifício no nosso lugar; o texto bíblico declara que o Mercenário: “...e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas”.

Amados irmãos e amigos, confiemos nossas vidas ao Senhor Jesus Cristo. É claro que aqui na terra Deus constituiu homens para estar à frente das igrejas, a eles foi-lhes confiado o cuidado, o zelo, o pastoreio. Mas são “homens”, e quanto ao homem acha-se escrito no texto sagrado: "Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!"Jeremias 17:5. Também escrito está: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" Jeremias 17.9.


Jesus é o Bom Pastor!

Jesus Cristo, tem pastos verdejantes, águas cristalinas para nos dessedentar, guia-nos em veredas justas e refrigera-nos a alma.

Quando passarmos pelos vales da vida, não temeremos mal algum, pois o Senhor estará conosco. Aleluia!

Sua vara e seu cajado nos trazem correção e consolo.

Ele prepara uma mesa, um verdadeiro banquete, diante dos nossos inimigos. Quem são os inimigos das ovelhas? Os predadores, leões e ursos ferozes. Mas nosso amado Pastor, nos alimenta diante de nossos inimigos (famintos), no entanto, eles não podem nos fazer mal algum, pois nosso Pastor os afugenta só com o seu olhar.

Ele unge nossas cabeças com o óleo e assim, nossas mentes ficam protegidas e alinhadas com as coisas eternas.

E quando sentimos todo esse cuidado e proteção: NOSSO CÁLICE TRANSBORDA!

Aleluia!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário