ORIGEM
O Credo
de Atanásio, subscrito pelos três principais ramos da Igreja Cristã, é
geralmente atribuído a Atanásio, Bispo de Alexandria (século IV), mas
estudiosos do assunto conferem a ele data posterior (século V). Sua forma final
teria sido alcançada apenas no século VIII. O texto grego mais antigo deste
credo provém de um sermão de Cesário, no início do século VI.
O Credo
de Atanásio, com quarenta artigos, é um tanto longo para um credo, mas é
considerado "um majestoso e único monumento da fé
imutável de toda a igreja quanto aos grandes mistérios da divindade, da
Trindade de pessoas em um só Deus e da dualidade de naturezas de um único
Cristo."
TEXTO
- Todo
aquele que quiser ser salvo, é necessário acima de tudo, que sustente a fé
universal.
- A
qual, a menos que cada um preserve perfeita e inviolável, certamente
perecerá para sempre.
- Mas
a fé universal é esta, que adoremos um único Deus em Trindade, e a
Trindade em unidade.
- Não
confundindo as pessoas, nem dividindo a substância.
- Porque
a pessoa do Pai é uma, a do Filho é outra, e a do Espírito Santo outra.
- Mas
no Pai, no Filho e no Espírito Santo há uma mesma divindade, igual em
glória e co-eterna majestade.
- O
que o Pai é, o mesmo é o Filho, e o Espírito Santo.
- O
Pai é não criado, o Filho é não criado, o Espírito Santo é não criado.
- O
Pai é ilimitado, o Filho é ilimitado, o Espírito Santo é ilimitado.
- O
Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno.
- Contudo,
não há três eternos, mas um eterno.
- Portanto
não há três (seres) não criados, nem três ilimitados, mas um não criado e
um ilimitado.
- Do
mesmo modo, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é
onipotente.
- Contudo,
não há três onipotentes, mas um só onipotente.
- Assim,
o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus.
- Contudo,
não há três Deuses, mas um só Deus.
- Portanto
o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, e o Espírito Santo é Senhor.
- Contudo,
não há três Senhores, mas um só Senhor.
- Porque,
assim como compelidos pela verdade cristã a confessar cada pessoa
separadamente como Deus e Senhor; assim também somos proibidos pela
religião universal de dizer que há três Deuses ou Senhores.
- O
Pai não foi feito de ninguém, nem criado, nem gerado.
- O
Filho procede do Pai somente, nem feito, nem criado, mas gerado.
- O
Espírito Santo procede do Pai e do Filho, não feito, nem criado, nem
gerado, mas procedente.
- Portanto,
há um só Pai, não três Pais, um Filho, não três Filhos, um Espírito Santo,
não três Espíritos Santos.
- E
nessa Trindade nenhum é primeiro ou último, nenhum é maior ou menor.
- Mas
todas as três pessoas co-eternas são co-iguais entre si; de modo que em
tudo o que foi dito acima, tanto a unidade em trindade, como a trindade em
unidade deve ser cultuada.
- Logo,
todo aquele que quiser ser salvo deve pensar desse modo com relação à
Trindade.
- Mas
também é necessário para a salvação eterna, que se creia fielmente na
encarnação do nosso Senhor Jesus Cristo.
- É,
portanto, fé verdadeira, que creiamos e confessemos que nosso Senhor e
Salvador Jesus Cristo é tanto Deus como homem.
- Ele
é Deus eternamente gerado da substância do Pai; homem nascido no tempo da
substância da sua mãe.
- Perfeito
Deus, perfeito homem, subsistindo de uma alma racional e carne humana.
- Igual
ao Pai com relação à sua divindade, menor do que o Pai com relação à sua
humanidade.
- O
qual, embora seja Deus e homem, não é dois, mas um só Cristo.
- Mas
um, não pela conversão da sua divindade em carne, mas por sua divindade
haver assumido sua humanidade.
- Um,
não, de modo algum, pela confusão de substância, mas pela unidade de
pessoa.
- Pois
assim como uma alma racional e carne constituem um só homem, assim Deus e
homem constituem um só Cristo.
- O
qual sofreu por nossa salvação, desceu ao Hades, ressuscitou dos mortos ao
terceiro dia.
- Ascendeu
ao céu, sentou à direita de Deus Pai onipotente, de onde virá para julgar
os vivos e os mortos.
- Em
cuja vinda, todos os homens ressuscitarão com seus corpos, e prestarão
conta de suas obras.
- E
aqueles que houverem feito o bem irão para a vida eterna; aqueles que
houverem feito o mal, para o fogo eterno.
- Esta
é a fé Universal, a qual a não ser que um homem creia firmemente nela, não
pode ser salvo.
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